PortugueseEnglishSpanish
Loja Hm Rubber

Como resolver patologias em telhados metálicos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A cobertura de uma edificação é um dos elementos de maior vulnerabilidade pois está sujeita a variações extremas de temperatura, radiação solar, chuva, granizo e à ação dos ventos. Os telhados metálicos são um grupo específico destes elementos construtivos e caracterizam-se pela simplicidade, resistência das ligações e capacidade de impermeabilização. Deste modo, pode ter diversas configurações construtivas no local que está inserido. 

O sistema deve ser dimensionado para que garanta a estanqueidade da construção e proteja os usuários e bens. A escolha deve estar respaldada por um projeto de cobertura que considere, além do papel estético, o desempenho desejado. Sendo assim necessário analisar as dimensões, o espaçamento entre as terças e a especificação dos materiais.

As soluções disponíveis para coberturas metálicas são muitas e se diferenciam pelo material do qual as telhas são compostas, por sua geometria e pela técnica de montagem. Neste processo o projeto e detalhamento técnico definem qual o modelo adequado.

Soluções

Os telhados metálicos, apesar de resistentes, podem apresentar diversos desgastes no decorrer do tempo. Estas intempéries são agravantes para a vida útil desse tipo de material, como a corrosão – pontos brancos ou vermelhos observados no revestimento metálico. Este é um dos primeiros elementos que indicam que as telhas devem ser trocadas ou recuperadas

A primeira alternativa requer o investimento de um novo produto ou recorrer a opções com custos menores, como a recuperação da telha que deve ser feita de maneira rigorosa para avaliar a qualidade e intensidade da corrosão. 

Caso a telha já esteja com um grau de oxidação elevada e possuir muitos pontos de perfuração, o indicado é substituir. Contudo se não for este o cenário deve prosseguir para a recuperação. Deve-se verificar condições de montagens, apertos de parafusos, sobreposições e áreas de interferência, entre outros aspectos. Lembrando que, para cada tipo de problema, existe o procedimento adequado de manutenção.

A corrosão é a situação mais comum encontrada nas telhas de aço galvanizado, podendo ser induzidas por:

  • Instalação de para-raios, antenas, anteparos podem entrar em atrito com a telha, removendo o revestimento e provocando uma área de corrosão.
  • Superfícies amassadas, interfaces entre diferentes metais, depressões, acúmulos de água e abalos mecânicos. 

Muitas das patologias encontradas são decorrentes da má instalação dos telhados, podem acarretar em patologias e infiltrações, as quais devem ser corrigidas antes de utilizar qualquer sistema.

 

Identificação e recuperação de telhados metálicos

Para determinar a recuperação da telha é necessário fazer a verificação da cor, caso seja corrosão vermelha indica que o revestimento e a zincagem estão desgastados e o aço está em oxidação.

Para a remoção da corrosão vermelha, o local é tratado com escova de aço e após a superfície é lavada apenas com pano úmido e lixada. Assim, removendo todos os resquícios de oxidação que possam existir, por menor que seja o ponto é crucial que seja removido a fim de evitar novos pontos de corrosão.

O tratamento de corrosão branca, caso menos grave, é usado soluções químicas com ácidos ou hidróxido de amônia. Com a peça seca, a solução age de 10 a 15 minutos e depois é removida, sendo necessário enxaguar com bastante água e depois seca novamente.

 

A limpeza de coberturas metálicas é uma forma de prevenir as corrosões! A lavagem pode ser realizada com máquinas de pressão ou esguichos junto com detergente neutro. Deve-se evitar solventes e soluções ácidas e abrasivas.

A HM Rubber dispõe de uma linha de revestimentos anticorrosivos para serem utilizados diretamente em telhados metálicos. A fim de aumentar a vida útil, estes materiais apresentam ótima adesão e flexibilidade, trazendo toda a robustez da borracha líquida na proteção corrosiva.

 

Ligue: (41) 3557-0660 | 3132-3350

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe o seu comentário!