PortugueseEnglishSpanish
Loja Hm Rubber

Entendendo as fissuras e suas patologias

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Fissuras são manifestações patológicas em uma edificação e podem interferir tanto na estética quanto na durabilidade – características estruturais de uma obra. Tanto em alvenaria como no concreto, a fissura é originada pela atenuação de tensões nos materiais. 

Quanto maior for a ação imposta ao movimento dos materiais e mais frágil for, maior será a magnitude e intensidade da fissuração.

Importante destacar que a fissura pode ser a porta de entrada de outras patologias, como por exemplo, a corrosão de armaduras. Com isso, é necessário que seja tratado para que não haja a chance de que nenhum agente agressivo aja sobre a estrutura.

Fissuras podem variar de acordo com suas aberturas, segundo a NBR 9575:2003.

Entendendo as fissuras e suas patologias

A identificação do tipo de abertura é essencial para distinguir os tipos de tratamentos e as metodologias que serão adotadas. 

 

As principais fontes de fissuras no concreto

As fissuras passivas são resolvidas com materiais rígidos e as ativas (estacionárias e progressivas) exigem materiais flexíveis para que seja feito sua correta profilaxia e tratamento.

Retração

Em termos gerais, a retração deve ser avaliada de acordo com a mistura do cimento, quanto maior a quantidade de cimento, maior será sua retração. 

Contudo, outros pontos podem ser inseridos neste contexto, como a retração química (evaporação da água presente na argamassa durante o processo de cura)  e por carbonatação (cal hidratada libera CO2, acompanhado da formação de carbonato de cálcio que ocasiona a redução do volume). 

A retração térmica e a falta de adensamento podem ser causas possíveis, além da falta de controles tecnológicos do concreto.

Variação do teor de umidade e temperatura

A variação de umidade e temperatura, pode ocorrer devido ao contato de diversos materiais com coeficiente de dilatação diferentes, ou a ação térmica, como incidência solar demasiada, pode ocasionar aumento ou retração substancial do concreto.

Sobrecarga

Fissuras por sobrecarga são as mais graves, sendo necessário uma ação imediata de tratamento, pois a estrutura é incapaz de suportar a compressão e pode levar a colapsos. Sendo resultado de uma falha no projeto ou em sua execução.

Corrosão das armaduras

A corrosão nas armaduras é devido a mudança de pH ou atividade eletrolítica, ao qual ocorre a corrosão do ferro em óxido de ferro – pode expandir até 400% seu volume inicial, gerando fissuras.

 

Tratar somente os sintomas muitas vezes levam a soluções paliativas e pouco efetivas. Para que o tratamento seja eficiente é necessário uma análise da patologia e suas origens, sendo esse o caminho para soluções duradouras. Busque sempre orientação de especialistas e profissionais conceituados!

A HM Rubber, dispondo de sua tecnologia de borracha líquida com ótimas características elastoméricas e de impermeabilidade, desenvolveu a tinta Impertech Parede. Sendo capaz de tratar fissuras de até 0,5mm e auxilia na proteção da edificação, evitando que ela fique exposta às intempéries e aumentando a vida útil da estrutura. 

 

Gostou da dica HM Rubber? Para saber mais sobre o Impertech Parede entre em contato conosco.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe o seu comentário!