PortugueseEnglishSpanish
Loja Hm Rubber

O que é corrosão e como evitá-la?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A corrosão consiste na deterioração dos materiais pela ação química ou eletroquímica do meio, aliada ou não a esforços mecânicos, produzindo alterações prejudiciais e indesejáveis dos elementos estruturais.

Através do processo corrosivo, o material metálico passa da forma metálica, (energeticamente menos estável) para a iônica (energeticamente mais estável) – resultando no desgaste, perda de propriedades e alterações estruturais que acabam tornando-se inadequadas para o uso.

Esse processo natural está constantemente transformando os materiais metálicos de modo que a durabilidade e desempenho deixam de satisfazer os fins a que se destinam.

 

Corrosão eletroquímica

É a mais frequente na natureza, sendo necessário a presença de eletrólito (água), anodo, catodo e corrente para a formação de pilhas de corrosão. A necessidade de eletrólitos, em muitos casos leva à formação de uma corrosão chamada de corrosão em meio aquoso ou seja ferrugem

A forma com que a corrosão pode ocorrer tem muita influência na aparência em que a superfície é corroída. Sendo elas: uniforme e alveolar (mais comuns), placas e pite (ambientes mais agressivos) e cristalinas (consideradas em situações bem específicas).

 

Como evitar?

Existem várias técnicas para reduzir a corrosão e formar uma proteção anticorrosiva. A pintura anticorrosiva tem ótimo custo benefício, garante a estética do material, resiliência do revestimento e fácil manutenção. Para uma eficiência satisfatória o ambiente, tipo de substrato, e preparo da superfície devem ser levados em consideração.

 

Sabendo que existem diferentes maneiras de proteger estruturas de aço contra a corrosão. A ISO 12944 (todas as partes) trata da proteção por sistemas de pintura e cobre em várias partes, todos os recursos que são importantes para obter a proteção adequada contra corrosão.

Com este fim a HM Rubber dispondo da tecnologia de borracha líquida modificada, possui produtos que tenham a funcionalidade de revestimentos anticorrosivos, atendendo os critérios da ISO 12944-6 para ambiente C5 com durabilidade H, de 15 a 25 anos e com fácil aplicação. A borracha líquida tem propriedades elásticas, podendo suportar as contrações da superfície ao qual está aderida, sendo um protetivo eficiente contra a corrosão.  

 

Se você quiser saber mais sobre esses itens ou toda nossa linha de varejo acesse o nosso site!

Conheça nossas redes sociais : Instagram | Youtube

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe o seu comentário!