PortugueseEnglishSpanish
Loja Hm Rubber

Silos agrícolas e a correta impermeabilização

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Os silos agrícolas são células individualizadas que têm por característica recebimento de produtos a granel e são capazes de preservar com qualidade por longos períodos de tempo. 

Geralmente possuem forma cilíndrica que contém um conjunto de equipamentos e sistema de aeração. E são classificados por diversos fatores, como: dimensionamento (silos verticais ou horizontais), material da estrutura, tipo de descarregamento, tipo de fundo, entre outros exemplos.

Seu formato está diretamente ligado ao investimento e a necessidade de armazenamento, em geral silos verticais requerem menor investimento considerando a quantidade unitária armazenada.

 

Aspectos a serem considerados na implementação de um silo

A fundação de um silo agrícola é a obra de engenharia responsável pela transferência de cargas das estruturas com o solo. E este processo deve ter atenção redobrada em alguns fatores:

  • Para desenvolver a estrutura ideal é necessário analisar o tipo de fundação, a pressão ao qual o solo será submetido, a distância do lençol freático, o tipo e peso do grão, capacidade e volume máximo ao qual o silo suporta.
  • É preciso considerar que o carregamento e o descarregamento em curtos espaços de tempo podem acarretar rupturas em solo argiloso, junto com a baixa permeabilidade e assim gerar recalques.

 

Uma impermeabilização de baixa qualidade pode fazer com que a umidade migre por efeito de capilaridade – do lençol freático através da estrutura de concreto ou do solo compactado – atingindo os grãos e formando zonas de agregados. Ou seja, biofilmes se formam criando grandes incrustações às quais bactérias e fungos agem modificando o ambiente e prejudicando a qualidade dos grãos e sementes.

A importância da impermeabilização do silo, envolve não apenas o fato da hermeticidade do silo tornar os grãos menos suscetíveis a pragas e a umidade externa, mas também da umidade ascendente proveniente do solo.

A HM Rubber, como parceira do agronegócio e desenvolvedora de diversos revestimentos tecnológicos, viu a necessidade de desenvolver um produto para sanar o problema de impermeabilização de silos agrícolas.

O Primer EPX, sistema de revestimento da linha AGRO da HM Rubber, tem como função ser uma barreira que não permite a permeabilidade da água e do vapor d’ água sob pressão negativa, mantendo e prezando a qualidade dos produtos armazenados. 

  

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe o seu comentário!