PortugueseEnglishSpanish
Loja Hm Rubber

Nanotecnologia na indústria 4.0

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A nanotecnologia é a compreensão e o controle da matéria nanoescala, escala atômica e escala molecular, podendo ser utilizada no desenvolvimento de materiais e componentes para diversas áreas de pesquisa no mercado – e uma delas é a engenharia de produtos.

O princípio básico da nanotecnologia é o desenvolvimento de novas tecnologias ou aperfeiçoamento de tecnologias já existentes a partir de átomos. Com o objetivo de projetar estruturas que sejam estáveis e melhores do que se estivessem em sua forma “normal”, tornando-se superior.

 

Nanomaterial

O nanomaterial é o objeto que se mensura na nanoescala e apresenta ao menos uma dimensão (comprimento, largura ou altura). Devido a natureza e propriedades dos nanomateriais, eles podem ter diferentes funcionalidades, como: alteração de propriedades óticas, magnéticas, elétricas e físicas.

Segundo Neto (2013), a nanotecnologia possibilita a fabricação de produtos com características diferenciadas ao manipular a estrutura molecular, alterando a geometria ou “arquitetura” da composição das moléculas dos materiais. A partir desta modificação geométrica, os elementos adquirem características físico-químicas diferentes das “tradicionais”, ou seja, diferentes daquelas conhecidas no tamanho em que aparecem na natureza.

 

E qual o objetivo de utilizar essas nanotecnologias na indústria 4.0?

Existem diversos tipos de revestimentos usando nanoaditivos, como por exemplo as nanopartículas de Zinco, Alumina, Sílica, entre outros, que ajudam a melhorar propriedades anticorrosivas, mecânicas e resistência à raios UV. 

Muitas técnicas de revestimentos nanoestruturados utilizam tubos de carbono ou até mesmo o grafeno, tornando-os com propriedades relativamente superiores a aqueles encontrados comumente.

 

A HM Rubber detentora da tecnologia da borracha líquida modificada, possui em seus produtos a nanotecnologia que age no polímero de borracha. Fazendo sua modificação funcional e apresentam grande flexibilidade, resistência UV e aderência às diversas superfícies.

A HM é uma indústria 4.0 de revestimentos tecnológicos que possibilita a simplificação de procedimentos técnicos na impermeabilização de diferentes interfaces, seja em telhados, construção civil ou no agronegócio.

 

Neto E. dos R. L., Aspectos Relevantes da Nanotecnologia e a sua Aplicação na Construção Civil, Revista online IPOG, ESPECIALIZE, Dezembro, 2013. | Anadão P., Tecnologia de Nanocompósitos/ polímero/ argila, Artliber Editora LTDA, São Paulo, 2012.

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe o seu comentário!