PortugueseEnglishSpanish
Loja Hm Rubber

O que é SRI – Índice de refletância solar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A correta escolha de materiais para coberturas pode contribuir para a melhoria na eficiência energética em edificações, amenizando os índice de refletância solar gerando o famoso efeitos de ilhas de calor urbana.

Uma das estratégias amplamente utilizadas é o uso de materiais altamente reflexivos ou “materiais frios” em edifícios ou estruturas urbanas e industriais. Assim, reduzindo a demanda de energia para resfriamento e diminuindo a temperatura do ar com a diminuição da temperatura das superfícies externas.

 

O que significa índice de refletância solar?

Uma forma de quantificar o quão “frio” é um material é necessário calcular o SRI – do inglês solar refletance index ou índice de refletância solar, este índice incorpora propriedades de refletância solar e emissividade. 

  • A refletância é a capacidade de um material de refletir a energia solar da superfície de volta a atmosfera, podendo variar de 0 a 1, sendo zero o material que absorve toda a energia solar e um o material reflete totalmente. 
  • A emissividade é a capacidade de um material de liberar a energia absorvida. A emissividade pode ser 0 como quando refletido por um espelho e 1 quando se considera um corpo negro teórico.

O SRI é obtido, segundo a norma ASTM E1980,  estimando e quantificando a relação entre o revestimento ensaiado, uma superfície plana preta (SRI=0) e um padrão de branco (SRI=100). A partir desta definição materiais muito quentes tem valores negativos e materiais muito frios tem valores superiores a 100. 

 

A certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) Green Building Council, no que se refere ao requisito de efeito ilha de calor os materiais usados para revestir telhas podem ser usados para obtenção de créditos através da determinação do índice de refletância solar (SRI). Em caso de tetos e coberturas o valor de SRI que os materiais devem atender depende da inclinação da obra (SRI ≥ 29 alta inclinação; SRI ≥ 78 baixa inclina). 

 

O critério do SRI é fundamental para avaliar o desempenho térmico de tipologias e estaria contribuindo para a diminuição do efeito de ilha de calor. A HM Rubber, através da tecnologia da borracha líquida modificada, desenvolveu o HM Refletech, produto com alto índice de refletância (89%) e SRI ≥ 111.

De fácil aplicação a solução molda-se a superfície, podendo ser aplicado com trincha, rolo ou sistemas airless. Possui alta resiliência, resistência a intemperismos e é capaz de suportar as dinâmicas de movimentação do substrato.

 

A HM Rubber possui uma linha de produtos específicos para a indústria, agronegócio, construção civil e varejo

 

Gostou da dica? Para saber mais sobre o HM Refletech entre em contato conosco.

[email protected]

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe o seu comentário!