PortugueseEnglishSpanish
Loja Hm Rubber

Sustentabilidade e a construção civil

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A construção civil é um dos setores mais importantes dentro da economia brasileira! Seu crescimento traz consigo toda uma cadeia de empresas ligadas à produção de insumos e serviços, com isso, é responsável pelo grande consumo de materiais, emissão de gases e uso de energia, o que acarreta sérios problemas de sustentabilidade ao planeta.

Estima-se que os processos de construção e manutenção de edificações consomem 40% da energia mundial. Sendo assim, é necessário o implemento de práticas sustentáveis em grandes escalas para tornarem eficazes os processos dentro da construção civil.

 

O conceito de sustentabilidade é proveniente de um longo processo histórico de amadurecimento da consciência humana, diante do rápido desenvolvimento tecnológico em contraste com os recorrentes desastres ambientais. 

A sustentabilidade pode ser definida como: “O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades” citado por Gro Harlem Brundtland, primeira ministra da Noruega no ano de 1987.

Por meio destas mudanças, as construtoras encontraram uma série de alternativas para tornar as edificações mais sustentáveis, tanto na fase de construção, quanto na habitação, chamado de sistema LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). 

Os preceitos propostos devem ser seguidos nas edificações, ou seja, todas as dimensões da sustentabilidade e ciclo de vida de uma edificação, além da transparência de comunicação e rastreabilidade. 

Contudo, o fator econômico demonstra ser ainda mais decisivo nas escolhas da responsabilidade socioambiental. Para isso, construtoras começaram a adotar o tema de construções verdes, possui certo aumento de custo na implantação, porém no decorrer do tempo o desempenho operacional e financeiro passa a ser otimizado e os custos tendem tornar-se menores.

 

A população passa tempo expressivo de suas vidas em ambientes climatizados artificialmente e o conforto térmico é oferecido através de equipamentos que demandam grande quantidade de energia. Com a execução da LEED, gera qualidade do ambiente interno, sendo relacionado ao desempenho e conforto térmico principalmente.

 

A HM Rubber, através de sua tecnologia de borracha líquida modificada, possui o produto que auxilia no conforto térmico de ambientes internos, o HM Refletech! Pode ser aplicado sobre o telhado ou cobertura, possibilitando o aumento da refletância solar e atenuando a temperatura interna da edificação, diminuindo a utilização de energia e auxiliando na responsabilidade socioambiental.

 

Você já conhecia um produto com tantos benefícios?  E para saber qual o tipo ideal para cada local conheça a nossa linha de produtos ou fale conosco: – clique aqui!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe o seu comentário!