PortugueseEnglishSpanish
Loja Hm Rubber

Características de um revestimento anticorrosivo

Com o desenvolvimento industrial, a utilização de instalações metálicas enterradas, submersas ou expostas a ambientes hostis (piers de atracação de navios, plataformas de petróleo e tanques de armazenamento) estão cada vez mais comuns. Em consequência, os problemas de corrosão aumentam em grandes proporções, obrigando o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de novas técnicas do revestimento anticorrosivo.

O revestimento possui a finalidade específica de formar uma barreira protetora e isolante, entre o metal e o meio corrosivo, impedindo o funcionamento de reações eletroquímicas como a corrosão.

 

A escolha de revestimentos a serem utilizados, é uma das variáveis em relação às condições do meio em que a instalação se encontra. Revestimentos a base de betume – aplicado a quente – foram muito utilizados para proteção de tubulações, devido à boa resistência. 

Porém, mesmo os revestimentos de boa qualidade e aplicados com o máximo de rigor, possuem falhas. Isso, devido à porosidade normal dos materiais utilizados e aos danos decorrentes do transporte, manuseio e instalação. 

Muitas vezes as variações climáticas e intemperismos contribuem para o envelhecimento da camada isolante e com o passar do tempo, diminui progressivamente sua eficiência até que ocorra o rompimento.

 

Características de um bom revestimento anticorrosivo

  • Resistência à água: Função de evitar a absorção de umidade pelo revestimento, garantindo sua característica de impermeabilidade.
  • Resistência elétrica: Impede a absorção de umidade e possui boas características dielétricas – o revestimento isola a superfície metálica do eletrólito, minimizando a passagem de correntes de corrosão.
  • Adesão ao material metálico: Esta característica depende da boa limpeza e tratamento da superfície a ser aplicada, assegurando assim a superfície de ancoragem do revestimento.
  • Resistência química ao meio aplicado: O revestimento quimicamente inerte tem condições de manter sua capacidade protetora por longos períodos, sendo esta característica importante para a estabilidade do revestimento.
  • Resistência a impactos: Devido aos impactos a que os revestimentos são submetidos durante o manuseio, esta característica faz com que o revestimento não seja danificado com facilidade.
  • Estabilidade sobre efeitos de variações de temperatura: Manter a integridade do produto diante de variações térmicas.
  • Ductibilidade: Consiste na capacidade dos revestimentos de absorverem as tensões e os esforços, a que são submetidas as estruturas revestidas.
  • Durabilidade: Resultado da obtenção de todas as características acima e de grande importância para a vida útil da estrutura metálica.
  • Fácil Aplicação: O revestimento protetor deve ser de fácil aplicação, em várias plataformas, como trincha, rolo ou mecanizado (airless).

 

O HMBM IND250, é um revestimento à base de borracha líquida modificada, desenvolvido exclusivamente pela HM Rubber, com características voltadas à proteção de estruturas metálicas em ambientes civis e industriais, apresenta robustez e ductibilidade, podendo ser facilmente aplicada com rolo, trincha e airless.

Já o HMBM G500, é um revestimento à base de borracha líquida modificada, recomendado para flanges, válvulas, cordões de soldas, base de colunas, elementos de fixação e materiais dissimilares – concreto/metal, apresenta boa resistência a ductibilidade e pode ser aplicado em altas espessuras, formando uma excelente proteção e duradoura barreira anticorrosiva.

 

Você já conhecia um produto com tantos benefícios? E para saber qual o tipo de revestimento ideal para cada local, conheça a nossa linha de produtos ou fale com nossa equipe!

Ligue: (41) 3557-0660 | 3132-3350

Deixe o seu comentário!