O sistema de armazenagem pós-colheita é o grande desafio atual do agronegócio

A atividade do setor agrícola é uma das mais importantes da economia brasileira, pois compõe mais de 5% do PIB brasileiro na atualidade. Com o crescimento contínuo, é cada vez mais necessário investir em tecnologias em todo o sistema de serviços, materiais e especialmente no setor de armazenagem pós-colheita. Isso porque, a pós-colheita garante uma comercialização de qualidade das super safras e também evita perdas. Mas como tornar a armazenagem mais eficiente?

Quem fala com propriedade sobre o assunto é o gestor técnico e comercial da HM Rubber, Sandro Mochnacz. Juntamente com a sua equipe, eles já revitalizaram mais de 1.000 silos e armazéns brasileiros nos últimos cinco anos. Isso devido a uma solução técnica avançada desenvolvida à base de nanotecnologia. O produto trata-se de um impermeabilizante de borracha líquida que envelopa toda a estrutura de silos e armazéns, oferecendo estanqueidade próxima a 100%. 

Este sistema de impermeabilização impede que perdas quantitativas ou qualitativas da produção, decorrentes de infiltrações, umidade, variações de temperaturas e insetos. Estima-se que cerca de 20% da produção anual de grãos do Brasil ainda seja perdida entre a colheita e o armazenamento.

“Agora com a diminuição significativa do período de armazenagem nas entressafras a eficiência no armazenamento é de suma importância pois de nada adianta elevar a produtividade e depois perder a produção, devido a um processo inadequado de conservação”, destaca Sandro Mochnacz.

O gestor técnico e comercial explica que a fim de oferecer uma solução técnica para este problema, a HM Rubber investiu em pesquisas e certificações que comprovam que a borracha líquida é eficiente. O produto possibilita que o armazenador mantenha os grãos em condições adequadas para a comercialização. A estrutura metálica dos silos é totalmente vedada e impossibilita que ocorram infiltrações, uma das principais causadoras das perdas e prejuízos.

Entre as grandes vantagens do uso da borracha líquida está a sua aplicação rápida e fácil. Em que não há necessidade de obras e trocas de chapas e parafusos nos sistemas de armazenagem, que precisam estar sempre hermeticamente fechados. 

Entre as vantagens ainda podemos destacar a rapidez da operação – os silos não ficam ociosos devido à facilidade de manutenção – o custo significativamente menor se comparado aos métodos tradicionais e a realização da impermeabilização em condições climáticas adversas, isso porque o produto, que é um elastômero, requer apenas um processo de cura (secagem) adequada.

“Para se ter uma ideia, em uma operação de revitalização conseguimos fazer mil parafusos por hora, enquanto pelos métodos tradicionais seriam 800 parafusos por dia”, destaca o gestor técnico comercial da HM Rubber.

 

Sandro Mochnacz

SANDRO MOCHNACZ | GESTOR TÉCNICO COMERCIAL da Hm Rubber –  Tecnologia que Protege
 

Revitalizar silos e armazéns passa a ser o objetivo de cooperativas de grãos

Como dito anteriormente,  cerca de 20% da produção anual de grãos do Brasil ainda é perdida entre a colheita e o armazenamento pós colheita. A fim de evitar este prejuízo, o novo objetivo do agronegócio brasileiro é fortalecer o elo entre donos de armazéns e agricultores, disposto a tornar a armazenagem pós colheita mais eficiente e garantir a competência da cadeia de fornecimento, avalia o empresário Ronaldo André Mosna, proprietário da RM Manutenção/ Sarandi RS. 

Sua empresa é especializada no atendimento às cooperativas de grãos na região norte e noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, atendendo a grandes players como a Cotrisal e Coagril.

O empresário explica que o cooperativismo agropecuário do sul do Brasil percebeu que precisava avançar, implantando esforços sistemáticos nos projetos de revitalização para gerar ganho expressivo de competitividade aos cooperados, diante das perspectivas do mercado globalizado, que alterou em muito o dinamismo econômico do setor. 

“Com a borracha líquida, temos em mãos uma tecnologia versátil que possui diversas vantagens, além de garantir a qualidade de armazenagem, reduzir custos e a perda de grãos  aumenta também a vida útil dos silos”, pontua Mosna. 

Ele ressalta que parte das instalações de armazenagem a granel no Brasil é construída de silos com bastante tempo de uso. E entre as vantagens da borracha líquida é que ela também serve para proteger e fazer a prevenção de avarias nos silos novos, que têm sido construídos em função do aumento do cultivo de grãos no país.

Impermeabilização de silo

Impermeabilização de silo

Colaborador da RM Manutenção faz a impermeabilização de silos de trigo na Unidade Cotrisal do município de Ronda Alta, no Rio Grande do Sul. A cooperativa agrícola atingiu o faturamento de R$ 2,3 bilhões no final do exercício de 2020, com constantes investimentos em construção de unidades de armazenamento, de varejo e infraestrutura.  

 

Impermeabilização de silo

Trabalho de revitalização de silo na Coagril, Cooperativa dos Agricultores do município de Chapada, no Rio Grande do Sul, realizado pela equipe da RM Manutenção.

 

SOBRE A HM RUBBER

A HM Rubber é uma indústria de revestimentos tecnológicos, que oferece soluções inovadoras de impermeabilização de estruturas para diversos segmentos de mercado, com atuação no agronegócio. O carro-chefe da marca é a borracha líquida, uma solução técnica amplamente utilizada em sistemas de armazenagem e transporte de grãos, por oferecer propriedades exclusivas tais como secagem rápida, aplicação interna e externa, redução de temperatura do substrato, alta flexibilidade e elasticidades, além de resistência UV. Tecnologia que Protege!

 

Conheça toda linha na aba produtos ou entre em contato:

contato@hmrubber.com.br

Acesse: hmrubber.com.br

Ligue: (41) 3557-0660 | 3132-3350

Segunda a Quinta: 08h às – 18h

Sexta das 08h às 17h

Deixe o seu comentário!