4 causas mais comuns de infiltração em edifícios

Infiltrações representam uma das maiores ameaças para a construção civil. Isso porque, além do aspecto feio, as manifestações patológicas também podem ameaçar toda a estrutura da construção.

4 causas mais comuns de infiltração em edifícios
Mofo e manchas causadas pela infiltração.

Uma das características da infiltração em edifícios é o acúmulo de umidade, que faz com que a água percorra pela estrutura, seja na parede, laje ou telhado. Dessa forma, para aumentar a vida útil das edificações, é importante que os profissionais saibam como lidar e resolver a situação.

Geralmente, o mofo e manchas na parede são os primeiros sinais desse problema, mas o que causa as temidas infiltrações? A gente te conta!

O que causa infiltração em edifícios?

Existem diversos fatores que podem causar infiltrações, dentre as principais estão problemas como:

  1. Água da chuva na parte externa
    Com o tempo, fissuras e rachaduras surgem nas paredes do lado externo, devido às movimentações da estrutura. Ao adentrar nas fissuras, a água compromete toda parede, causando bolor, mofo, manchas e bolhas.
  2. Tubulações com vazamento
    É comum que prédios mais antigos sofram com o desgaste nas tubulações, muitas vezes, gerando vazamentos que acabam deteriorando não somente o cimento, mas a massa corrida e a tinta também. Ralos geralmente também são pontos críticos na impermeabilização, e quando o método escolhido não se adéqua a estrutura ou não é executado adequadamente, a possibilidade deste ponto causar uma infiltração é muito grande.

  3. A fundação
    Esse tipo de infiltração, também conhecido como infiltração por capilaridade, costuma aparecer em épocas de chuva, quando o solo não consegue reter toda umidade e acaba transferindo-a para a estrutura da construção. Edificações localizadas em áreas com lençóis freáticos, sofrem de forma mais agressiva com os efeitos da umidade por capilaridade.
  4. Erro na execução do projeto
    Não é raro encontrar empresas que preferem economizar no material de construção, adquirindo produtos com qualidade inferior, ou mesmo que escolhem contratar mão de obra não qualificada, tudo para reduzir custos. Apesar de parecer uma boa ideia no presente, é algo que pode acarretar problemas no futuro.

Como tratar infiltrações?

Já pudemos perceber que a infiltração pode se tornar uma grande dor de cabeça, já que além dos problemas estéticos, também pode causar problemas estruturais nas edificações e gerar patologias que afetam a saúde das pessoas.

Para evitá-la, a melhor solução ainda é realizar uma boa impermeabilização, durante o processo de construção, ou antes mesmo do problema aparecer, justamente para preveni-lo.

A impermeabilização pode e deve ser feita desde a fundação até o telhado/cobertura, mas para garantir a efetividade desse processo com total estanqueidade, é preciso escolher o método adequado e, principalmente, consultar um profissional capacitado para diagnosticar corretamente as causas da infiltração.

A HM Rubber é pioneira em revestimentos impermeabilizantes à base de borracha líquida modificada, um material resistente, durável e ideal para promover estanqueidade e proteger toda a estrutura da construção, protegendo contra a infiltração em edifícios.

4 causas mais comuns de infiltração em edifícios
Borracha líquida aplicada em laje

Converse com a nossa equipe e saiba mais sobre a borracha líquida da HM, o único revestimento de borracha de verdade!

Deixe o seu comentário!