Proteção Anticorrosiva HM Rubber em Superfícies Metálicas

 In Soluções

Os sistemas à base de borracha líquida proporcionam a superfície metálica uma proteção anticorrosiva

Da indústria a Engenharia Civil, todos os setores ganham com a utilização dos sistemas à base de borracha líquida como medida protetiva, anticorrosiva e de impermeabilização.

EM EDIFICAÇÕES:

Estima-se que a utilização de estruturas metálicas reduz o tempo de construção em até 40%*. A racionalização no uso de materiais e o aumento na produtividade (possibilidade de trabalhar em diversas frentes de serviços simultaneamente na obra) são outras vantagens apontadas para escolha cada vez mais comum desse tipo de estruturação.

Além disso, alguns dos problemas na Construção Civil podem estar relacionados à interferência da água nas estruturas de concreto e de aço, danificando a edificação. Nesse cenário, torna-se indispensável a utilização de um sistema de impermeabilização.

A ausência ou a má impermeabilização podem ocasionar danos na armadura metálica como as infiltrações, uma patologia que afeta em diferentes dimensões a edificação. No entanto, esse problema não é exclusivo das coberturas. Segundo estudos**, um dos locais por onde a água pode penetrar no projeto é na ligação da alvenaria com o vergalhão. Esse contato do metal com a umidade gera a oxidação, que provoca a corrosão das armaduras.

De acordo com pesquisas***, no Brasil, os prejuízos anuais com a corrosão chegam a 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB), representando quase 10 milhões de dólares. Esse expressivo número comprova a importância da utilização de sistemas e­ficientes de proteção anticorrosiva.

EM PARAFUSOS:

Os revestimentos impermeabilizantes também podem atuar como proteção anticorrosiva em superfícies metálicas. Até mesmo as cabeças de parafusos podem receber a borracha líquida para maior proteção. A solução permite mais resistência e vedação. Ao longo do tempo, os parafusos sofrem com a corrosão gerando problemas para a fi­xação das telhas.

EM TELHADOS METÁLICOS:

O HM Refletech Gold promove uma proteção que age diretamente na temperatura interna do ambiente. Esse benefício se deve as propriedades de refletância que podem influenciar na temperatura interna em até 30%.

Para saber mais, veja o artigo completo sobre Telhados Metálicos: CONFIRA!

NO AGRONEGÓCIO:

A utilização da borracha líquida nas estruturas metálicas de silos graneleiros afeta diretamente na redução das perdas do processo de produção. O controle da umidade interna de silos e armazéns está entre os benefícios da impermeabilização. Ocorrendo também a redução da temperatura interna dos silos, o que proporciona um clima ameno aos grãos e a diminuição de índices de contaminação.

photo_2018-07-13_13-36-20 Proteção Anticorrosiva HM Rubber em Superfícies Metálicas

ORIENTAÇÕES HM RUBBER:

  • Na preparação de superfícies metálicas, recomenda-se uma inspeção para verificar a existência de rupturas, falhas, presença de corrosão, faltas de parafusos e rebites. Antes da aplicação da borracha líquida, a área deve estar limpa, seca e livre de contaminantes.****
  • De acordo com a ABNT NBR 9575:2010, o processo de impermeabilização é constituído por três etapas sucessivas: estudo preliminar, projeto básico de impermeabilização e projeto executivo de impermeabilização. Para ótimos resultados, a execução de todas as etapas devem ser desempenhadas com rigor técnico.

Conte com as soluções HM Rubber para uma elevada performance: www.hmrubber.com.br/produtos

*Fonte: Centro Brasileiro de Construção de Aço.

**Fonte: http://www.locus.ufv.br/

***Fonte: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/

**** As informações fornecidas são como orientações e estão sujeitas a variações regionais dependendo das condições ambientais e climáticas locais. Consulte a HM Rubber para as recomendações específicas.

Recent Posts