Mantas x Borracha Líquida: Qual a Melhor Opção Para a Sua Residência?

Impermeabilização é um processo importantíssimo em qualquer obra ou reforma, pois impede problemas relacionados a umidade e infiltração que causam a proliferação de fungos, mofos e bolor, colocando em risco a saúde das pessoas.

Nesse sentido, empresas têm investido no uso de novas tecnologias para o desenvolvimento de soluções que combatam a umidade da melhor forma possível. Mas afinal, qual a melhor opção de revestimento impermeabilizante para a sua residência?

MANTA ASFÁLTICA

Aplicação de manta asfáltica.

A manta asfáltica é um impermeabilizante desenvolvido a partir de asfaltos modificados estruturados com filme de polietileno, filme de poliéster, borracha butílica ou PVC plastificado, entre outras substâncias.

Esse produto pode ser utilizado em uma superfície aderida a um primer asfáltico, por meio do asfalto aquecido ou com maçarico, para promover a aderência, mas requer uma equipe técnica especializada para aplicação, devido à complexidade do processo, que inclui várias etapas.

Além disso, esse tipo de revestimento só deve ser utilizado em locais abertos e ventilados, já que sua forma de aplicação é perigosa e não pode ocorrer em locais fechados.

Outro ponto importante é que, a manta asfáltica tradicional, necessariamente, precisa de um contrapiso, a famosa proteção mecânica, já que não possui resistência aos raios UV (com exceção das aluminizadas), o que impede o produto de aderir o revestimento cerâmico diretamente na manta.

MANTA LÍQUIDA

Aplicação de manta líquida.

Diferente da manta asfáltica, a manta líquida é um método de impermeabilização mais novo, usualmente utilizado em residências, pois se trata de uma resina acrílica de fácil aplicação.

Apesar de não precisar obrigatoriamente de um especialista para aplicação, a manta líquida peca quando o assunto é durabilidade, uma vez que a repintura do produto precisa acontecer a cada dois anos, aproximadamente, para estender a proteção.

Um ponto de muita atenção com as mantas líquidas é o cuidado com empoçamentos. Não é recomendada a utilização em áreas com contato frequente com a água ou, locais aonde a água fique parada sobre a impermeabilização, já que isso faz com que a manta “re-emulsione”, em outras palavras, volte ao estado líquido.

BORRACHA LÍQUIDA

Aplicação de borracha líquida em laje.

Considerada por muitos como a técnica mais inovadora e efetiva, a borracha líquida é caracterizada como uma membrana polimérica, composta por elastômeros que, após vulcanizados, formam uma película aderente superprotetora.

Esse processo de impermeabilização se destaca, visto que é o único com alta elasticidade e flexibilidade, características que nenhum outro produto oferece.

Além disso, a borracha líquida é uma excelente opção para uso residencial, podendo ser aplicada em ambientes internos e externos, garantindo proteção para telhados, lajes, coberturas e paredes. Ela forma camadas monolíticas que evitam a geração de emendas e se moldam à superfície de aplicação com facilidade e agilidade.

 

CONCLUSÃO

Atualmente, existe uma infinidade de opções de impermeabilizantes no mercado, mas considerando aspectos relevantes como estanqueidade, tempo de secagem, durabilidade do produto e principalmente, custo-benefício, sem dúvidas, a borracha líquida se destaca.

A HM Rubber é a marca pioneira no uso da borracha líquida modificada para revestimentos, com diversas linhas de produtos direcionadas para usos específicos. Conheça todas as opções.

Deixe o seu comentário!