A manutenção preventiva, quando bem executada, aumenta o ciclo de vida das edificações, impedindo desgaste antecipado de todos os elementos que integram uma construção.
Conforme o Committee on Bulding Mainteance (CBM), a manutenção predial abrange todas as atividades conduzidas para manter, restabelecer ou melhorar cada instalação. Sendo assim, o conjunto de ações com a finalidade de conservar e recuperar a funcionalidade da edificação ou dos seus componentes, buscando principalmente a segurança daqueles que a utilizam.
A manutenção pode ter a função de restaurar ou conservar por meio de ações corretivas, abrangendo os aspectos de conservação, desempenho e vida útil dos componentes e sistemas construtivos.
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva é em geral planejada com base no histórico de funcionamento da edificação e assim periodicamente executadas.
O intuito é diminuir as falhas alinhado a um plano com boas práticas provenientes dos manuais técnicos e nos intervalos de tempo necessários. E para auxiliar no desenvolvimento do manual as normas da ABNT devem ser utilizadas.
Manutenção corretiva
A manutenção corretiva é a estratégia de manutenção propriamente dita, como o ciclo de quebrar para consertar, ou seja, é reparado quando ocorre a falha.
Dessa forma acaba saindo mais caro consertar do que prevenir e fazer manutenções preventivas. Assim, essa atividade visa a reparação e restauração, com planejamento ou não, necessita de paralisação total ou parcial da área executada.
Importância da impermeabilização
A impermeabilização é o conjunto de componentes construtivos que visam garantir a proteção dos elementos da edificação que venham a sofrer com a ação de fluidos, vapores e umidade.
Sendo fundamental na durabilidade das edificações, já que a água é um dos principais agentes responsáveis pela formação de diversas manifestações patológicas.
A impermeabilização é necessária em diversos lugares e situações como: subsolos, lajes, banheiros, áreas molhadas, varandas jardineiras, caixa d’água, cisternas, piscinas, calhas entre outros exemplos.
Segundo Antonelli (2002), verificou que 86% dos vistoriados apresentaram manifestações patológicas visíveis. Sendo que 8% das patologias podem gerar futuras patologias e 6% não apresentam falhas visíveis em edificações de até 1 ano.
Os sistemas de impermeabilização têm a função de proteger a edificações de malefícios causados pela água, provenientes de infiltrações, eflorescência e vazamentos. Diversos produtos impermeabilizantes estão disponíveis no mercado, variando de origem, método de aplicação e desempenho – necessário ser estudado e observado os parâmetros técnicos, para a escolha do sistema adequado.
A HM Rubber, apresenta uma gama de produtos para impermeabilização com características adequadas para que o projeto de impermeabilização seja efetivo. A HM Rubber através da Universidade da Borracha Líquida (UBL) promove treinamento de seus profissionais e parceiros, com o objetivo de trazer bons profissionais ao mercado, com conhecimento e vivência, os diferenciando dos outros.
Para saber qual o tipo ideal para cada local conheça a nossa linha de produtos.