Impermeabilização de coberturas reduz o consumo de energia em até 30%

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

refletec telhado brando

 

Borracha líquida projetada com nanotecnologia e microesferas ocas, que reflete 89%  dos raios solares, diminui em até 60% ruídos da chuva e reduz a temperatura interna dos ambientes em torno de 30%, além de impermeabilizar e evitar a corrosão, ganha força no mercado como solução sustentável e de redução de gastos.

 

O produto HM Refletech Gold, da indústria paranaense HM Rubber, tem sido usado principalmente em fábricas e galpões industriais como alternativa de redução do consumo de energia elétrica.

 

Devido à alta refletância e emitância do material (cor branca) quando utilizados em telhados e paredes externas,  reduz e evita variações de temperatura nos ambientes, diminuindo gastos de energia elétrica com refrigeração.

 

Além das propriedades térmicas e acústicas, o HM Refletech Gold oferece resistência às intempéries, alongamento, memória de recuperação e pode ser usado em coberturas, novas ou usadas.

 

Um estudo recente do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia, mostrou que pintar os telhados de branco ajuda a combater o aquecimento global. As coberturas escuras absorvem 80% do calor externo, já as claras refletem até 90% de luz solar.

 

Um estudo de 2012, conduzido por pesquisadores da Universidade Concordia olhou variáveis ​​semelhantes às utilizadas no estudo anterior e estima-se que a cobertura global e pavimento fresco em cidades geraria um efeito de resfriamento global, equivalente a compensar até 150 giga toneladas de emissões de dióxido de carbono, o suficiente para ter todos os carros do mundo fora das ruas durante 50 anos.

 

Com isso, cidades com mais telhados brancos sofreriam menos com as ilhas de calor. Além disso, a temperatura interna também diminui e, assim, os ambientes exigem menos ar condicionado o que reduz o consumo de energia e as emissões de CO2. Um telhado branco de 100 m² compensa cerca de 10 toneladas de gás carbônico, o equivalente à emissão anual de uma típica casa americana, de acordo com o movimento One Degree Less.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe o seu comentário!