Em matéria publicada pelo Jornal Gazeta do Povo no dia 18 de março de 2016, a HM Rubber foi considerada a melhor Tecnologia em revestimento e impermeabilização em construção civil. Leia a matéria abaixo:
Assim como os cimentos, outros materiais utilizados na construção civil evoluíram com o objetivo de melhorar o desempenho e a vida útil das construções. Entre eles estão as argamassas, que tiveram suas linhas segmentadas em produtos para a aplicação de revestimentos em ambientes internos, externos e de peças com grandes formatos, por exemplo.
Os materiais impermeabilizantes, como o Impertech, também não ficaram de fora e viram a tradicional manta asfáltica começar a ser substituída por soluções que envolvem nanotecnologia em produtos líquidos fabricados a partir da borracha.
“A borracha é o único material que pode se deformar e retornar ao seu estado original. Por ser líquida, ela ainda é mais moldável, o que garante a boa cobertura e, consequentemente, a vedação”, explica Walter Putz, engenheiro da HM Rubber.
Ele explica que os materiais podem ser utilizados em lajes, muretas, piscinas, entre outras estruturas de concreto, e estão disponíveis em versões à base d’água – formada por borracha modificada e silicato lamelar (tipo de argila), que cria uma espécie de labirinto dentro da borracha, dificultando a passagem da água – e de solvente.
“90% dos problemas das residências são causados pela água, que pode penetrar pelos poros do concreto e atacar o ferro e/ou comprometer a estrutura da construção”, lembra Putz. Ainda segundo ele, os gastos com a impermeabilização correspondem a cerca de 3% do valor da obra.