Conheça o impermeabilizante ideal para o banheiro do seu apartamento

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Na hora de realizar a impermeabilização de área úmida do banheiro, é preciso tomar alguns cuidados. Utilizar produtos que são referência no mercado e que garantem um ótima acabamento e protegem completamente faz toda a diferença. Conheça o impermeabilizante ideal para o banheiro do seu apartamento.

 

É necessário saber impermeabilizar adequadamente o banheiro do apartamento para evitar maiores transtornos.

Existem vários métodos e produtos para realizar este processo, e cada método e produto deve ser utilizado de acordo com a superfície e o espaço.

Portanto, é necessário identificar todas as áreas molhadas da construção, antes de fazer um projeto de impermeabilização.

A infiltração é o problema estrutural mais comum em apartamentos. Elas podem danificar as paredes e os pisos do próprio imóvel e os imóveis dos andares inferiores, causando muitas dores de cabeça aos proprietários.

Normalmente, o dano causado pela água é um sinal de alerta, mas existem infiltrações que ocorrem de forma oculta nos registros e nas trincas da tubulação. Portanto, é importante verificar a impermeabilização periodicamente.

Além disso, aplicar produtos de qualidade garante vida útil a estrutura e economia, considerando que os trabalhos de manutenção e pintura serão reduzidos.

Neste artigo ensinaremos como realizar uma impermeabilização eficaz no banheiro de um apartamento, daremos dicas de boas técnicas e mostraremos produtos de qualidade. Confira!

 

Evite a infiltração nos banheiro do apartamento

Para evitar infiltrações, é importante que os moradores e o condomínio façam manutenções e inspeções contínuas para detectar possíveis problemas, como juntas quebradas ou soltas. Os imóveis mais antigos merecem mais atenção.

Um ponto crítico nos banheiros é o box. Neste local, é importante que o rejunte seja flexível para evitar rachaduras ou danos. Além disso, é necessário verificar regularmente se há goteiras, manchas de umidade, juntas soltas ao redor do ralo e a instalação do chuveiro.

 

Aprenda como impermeabilizar banheiro do apartamento

Existem várias maneiras e métodos de impermeabilizar as áreas úmidas (também chamadas de áreas molhadas).

Para esses locais, como cozinhas, varandas, áreas de serviço e, principalmente, os banheiros, o HM Impertech Parede é a solução. Ele evita problemas de infiltração, formação de bolhas e o comprometimento de quartos dos andares abaixo.

Outra opção para uma impermeabilização de pisos de banheiros completa, é utilizar a tela estruturante nos ralos, que podem ser utilizadas para diminuir o vão entre a área seca e o banheiro.

Procure a ajuda de um profissional para evitar acidentes e garantir o excelente acabamento.

 

Atenção com a impermeabilização do box do banheiro

O box do banheiro merece atenção especial. O HM Selante pode ser utilizado para vedar boxes e ralos, combatendo as infiltrações.

De acordo com a NBR 7200, a aplicação deve começar primeiro com a limpeza da superfície para que não haja resíduos. O impermeabilizante deve ser utilizado de acordo com as instruções do fabricante do produto.

Antes do tratamento impermeabilizante, além de arredondar todos os cantos que formam um ângulo de 90 graus, a superfície deve estar bem cuidada com as caídas para o ralo. O problema de arredondamento é muito importante, para que não haja rachaduras na junção entre a parede e o piso.

O box do banheiro é uma estrutura que sofre com movimentação dimensional, devido ao gradiente de temperatura, antes e depois. Portanto, também é importante a utilização de um impermeabilizante flexível no local para que ele acompanhe o movimento da estrutura.

A drenagem é outro ponto fundamental da impermeabilização de banheiros, portanto o produto deve ser flexível para evitar quebras. Você deve fazer a aplicação de acordo com as instruções do fabricante e esperar a quantidade de horas indicada.

As paredes do banheiro também precisam ser impermeabilizadas para evitar a infiltração de um cômodo para outro no apartamento.

 

Mas é preciso impermeabilizar o banheiro?

Muitas pessoas pensam que só o piso e o rejuntamento são suficientes para que o banheiro não tenha infiltração, mas isso está errado, o banheiro precisa, sim, ser impermeabilizado.

Em cada etapa da obra, inclusive no banheiro, o sistema de impermeabilização precisa ser tratado com produtos específicos.

O piso e o rejunte são apenas revestimentos, eles não possuem o papel de impermeabilizantes.

Portanto, se houver vazamento no banheiro do seu apartamento, remova o revestimento e o impermeabilizante anterior, nivele novamente a superfície, reaplique o impermeabilizante e recoloque os revestimentos.

 

Qual o melhor impermeabilizante para banheiro?

A impermeabilização do banheiro pode ser dividida em duas áreas, o piso e as parede.

Na área do piso, recomenda-se a utilização de impermeabilizantes flexíveis para que se possa monitorar o movimento da estrutura, sem que haja falhas na impermeabilização.

Nas paredes do banheiro, podem ser utilizados impermeabilizantes rígidos ou semiflexíveis, principalmente porque esses materiais impermeáveis ​​suportam o peso dos revestimentos cerâmicos, não havendo lacuna adesiva entre o substrato e o material impermeável.

 

Cuidado com as normas

Para realizar este processo, deve-se seguir a Norma NBR 9575, que contém requisitos e recomendações para a seleção de projetos de impermeabilização.

Devem ser atendidos requisitos mínimos de proteção da construção com a passagem de fluidos, bem como aos requisitos de saúde, segurança e conforto dos moradores.

Além disso, deve ser garantida a estanqueidade dos elementos de construção, ou seja, a capacidade de evitar o aparecimento de umidade na estrutura protegida.

Saber impermeabilizar os banheiros dos apartamentos de acordo com as normas é fundamental para garantir o conforto, a higiene e a saúde dos moradores.

Conheça mais sobre os produtos da HM Rubber e livre-se das infiltrações em seu apartamento!

 

Acesse nosso site e conheça nossa linha completa para varejo: https://hmrubber.com.br/produtos/

Ligue: (41) 3557-0660 | 3132-3350

Siga nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Deixe o seu comentário!