Borracha Líquida Aplicada A Manutenção de Silos

A estocagem de grãos é um processo delicado, que exige atenção e muito cuidado, já que manter a qualidade do produto pós-colheita é essencial para não perder o rendimento adquirido na lavoura.

Dados da Embrapa revelaram que produtores de grãos chegam a perder até 15% de seus estoques devido ao armazenamento incorreto da safra, justamente por problemas e patologias nos próprios silos de armazenagem.

A manutenção ajuda a prevenir a contaminação, a interferência e a perda de qualidade dos produtos armazenados.

Isso é particularmente crítico em indústrias agrícolas, onde grãos e sementes armazenadas podem ser facilmente afetadas por insetos, fungos, umidade e altas temperaturas.

Isso porque silos não são ambientes hermeticamente fechados, e quando não estão bem vedados, possibilitam a presença de umidade, que por sua vez, desencadeia a proliferação de microrganismos indesejáveis.

Borracha Líquida Aplicada à Manutenção de Silos
Prejuízo causado por infiltração em silo metálico.

 

Grande parte desses problemas podem ser evitados por meio de um sistema de impermeabilização capaz de vedar a superfície metálica do silo.

Uma tecnologia que tem sido bastante utilizada para manutenção dessas estruturas são os revestimentos de borracha líquida da HM Rubber, que proporcionam impermeabilização e proteção anticorrosiva, auxiliando no processo de manutenção e extensão da vida útil dessas estruturas. 

Borracha Líquida Aplicada à Manutenção de Silos
Estrutura de silo antes e depois da aplicação de borracha líquida.

A aplicação desse revestimento também evita o vazamento de fosfinas, aumentando a eficiência no processo de expurgo, além de otimizar a aeração, já que proporciona hermeticidade para o silo.

Etapas do processo:

  1. Vistoria primária do local a ser revitalizado; 
  2. Se necessário, troca de chapas danificadas;
  3. Limpeza de toda superfície que receberá a aplicação dos produtos;
  4.  Aplicação localizada do revestimento à base de borracha líquida em todos os parafusos e entre as chapas, visando eliminar a passagem da umidade entre o ambiente externo e interno do silo;
  5. Aplicação da borracha líquida com um revestimento de acabamento na superfície externa do silo, que servirá para proteger a estrutura da corrosão e impedir a passagem da umidade e calor.

Na fase de finalização, a aplicação da borracha é realizada na forma de pintura, também na superfície externa do silo, auxiliando na reflexão dos raios solares e amenizando a temperatura no interior do silo.

Em resumo, a manutenção em silos desempenha um papel crítico na preservação da qualidade dos produtos, na segurança, na eficiência operacional e no cumprimento de regulamentações.

A HM Rubber atua nesse segmento há mais de 13 anos, inovando em tecnologias em forma de revestimento para proteção e revitalização completa de silos, armazéns, granjas e criadouros.

Converse com um especialista e saiba mais!

Deixe o seu comentário!