Os problemas relacionados à conservação de produtos agrícolas vem sendo objetivo de vários estudos para buscar soluções e melhoria da qualidade de sementes e grãos. O armazenamento de grãos tem por objetivo conservá-los, principalmente em períodos de entressafra, para buscar os melhores preços do mercado.
O armazenamento de grãos e sementes se inicia quando atinge a maturidade fisiológica no campo, ou seja, o ponto de melhor qualidade para colheita. Os grãos, quando armazenados, acabam se tornando sujeitos a diversas transformações, como a deterioração devido à ação de agentes físicos, químicos e biológicos – interfere diretamente no desempenho quando cultivado.
Fatores que afetam a qualidade dos grãos
- Temperatura;
- Umidade;
- Disponibilidade de oxigênio;
- Microrganismos;
- Insetos, pássaros e roedores.
Durante o armazenamento de grãos, ainda há a possibilidade da ação de pragas primárias, que acaba decaindo a qualidade e diminuindo o apreço comercial.
Como avaliar a qualidade dos grãos
Pode ser observado alguns aspectos como:
- Teor de água;
- Massa específica;
- Percentual de grãos quebrado e susceptibilidade à quebra;
- Teor de impurezas e matérias estranhas – presença de insetos e fungos;
- Qualidade de moagem;
- Conteúdo de proteínas;
- Viabilidade como semente;
- Tipo de grão.
Muitas dessas características acabam sendo mantidas ou originadas durante as etapas de beneficiamento e armazenamento.
A forma correta de armazenagem dos grãos
No período do armazenamento de grãos, é essencial zelar pela preservação, para gerar uma safra de qualidade. E isso depende de uma série de fatores, como:
- Condições de estocagem;
- Quantidade e qualidade da microflora
- Ataque de pássaros e roedores;
- Clima;
- Localização dos armazéns;
- Volume armazenado;
- Período de estocagem.
O tipo de armazenagem ideal para cada grão ou semente pode variar de acordo com o nível tecnológico disponível ou recursos disponíveis, pois um equipamento de qualidade influencia diretamente na propriedade do grão.
Podendo ser armazenados em silos ou em sacarias em armazéns. O armazenamento hermético, ou seja em silos, diminui a concentração de oxigênio no ambiente e evita a proliferação de pragas.
A HM Rubber dispõe de produtos que auxiliam na vedação externa de silos, em que a aplicação ocorre diretamente sobre o silo, podendo assim proteger desde a base do silo até o chapéu. Disponibilizando uma alta durabilidade, robustez e resistência a raios UV, zelando a hermeticidade do silo, preservando os grãos e qualidade dos produtos armazenados.